O Parque do Povo, oficialmente chamado de Parque Povo Mário Pimenta Camargo, é um dos principais parques urbanos da cidade de São Paulo. Localizado no bairro do Itaim Bibi, na zona sul da capital, o parque foi inaugurado em 2008 e ocupa uma área de 133 mil metros quadrados.
O terreno onde hoje fica o parque era originalmente uma área alagadiça e parte de uma aldeia indígena. O nome Ibirapuera, que batiza o parque vizinho, significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani e se refere à vegetação da região.
Em 1918, o então prefeito Washington Luís loteou parte do terreno e vendeu em hasta pública. Em 1927, o prefeito José Pires do Rio trocou outra parte do terreno pela Invernada dos Bombeiros, de propriedade do Estado, e transferiu para lá o viveiro de plantas municipais.
Em 1954, o arquiteto Reinaldo Dierberger apresentou o primeiro projeto urbanístico para a construção de um parque no local, mas ele não foi executado. Em 1978, o terreno foi desapropriado pelo governo estadual e destinado à construção de um centro administrativo.
Em 1989, após protestos da população e de entidades ambientalistas, o governo estadual desistiu do projeto e devolveu o terreno ao município. Em 1992, foi criado o Parque Povo Mário Pimenta Camargo, em homenagem ao empresário que foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Em 2008, após obras de revitalização e paisagismo, o parque foi reinaugurado com novas atrações e equipamentos.
O Parque do Povo oferece diversas opções de lazer e entretenimento para os visitantes. Entre elas, destacam-se:
Um jogo gigante de xadrez, onde os visitantes podem movimentar peças enormes em um tabuleiro quadriculado no chão.
Um jardim sensorial, composto por ervas aromáticas, onde os visitantes podem cheirar, tocar ou até morder algumas das plantas que crescem por lá, como mostarda, coentro, cheiro-verde, cebolinha, babosa e manjericão.
Quadras poliesportivas com marcação especial para esportes paraolímpicos, como basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Aparelhos de ginástica de baixo impacto, como bicicletas ergométricas e elípticos.
Quadras e campo de futebol, onde é praticado o famoso futebol de várzea.
Pistas de caminhada e trilhas para quem curte algo mais leve.
Uma grande área aberta do gramado central, onde é possível tomar um sol ou fazer um piquenique em meio ao verde.
Um observatório de aves, onde é possível avistar 37 espécies de aves típicas de ambientes abertos, como beija-flor-tesoura, pica-pau-do-campo, suiriri-cavaleiro, sabiá-do-campo e tico-tico.
Um conjunto temático de plantas distribuídas em grupos compostos por árvores frutíferas nativas, exóticas, madeiras nobres e trepadeiras.
O Parque do Povo fica na Avenida Henrique Chamma, 420 - Itaim Bibi - São Paulo - SP. O horário de funcionamento é das 6h às 22h todos os dias. O telefone para contato é (11) 3073-1217.
O parque é acessível por transporte público. A estação mais próxima é a Cidade Jardim da Linha 9 - Esmeralda da CPTM. Também há linhas de ônibus que passam pela região.
Aos domingos, o parque é ligado ao Parque do Ibirapuera pela ciclofaixa de lazer, permitindo um passeio de bicicleta mais longo pelas ruas da cidade.